Embalando o bebê nas estrelas

Viver no mundo da lua. Este sempre foi o sonho de Aquiles Nicolas Kílaris, que na infância ganhou do pai um capacete da Apolo 11 e toda noite olhava para céu e sonhava em ser astronauta.
Já adulto, optou pela arquitetura por vocação, mas nunca deixou de se encantar pelo contorno das estrelas. Tanto assim que, a marca registrada de seu trabalho é o traçado de linhas curvas, que representam as formas da natureza.
Recentemente, quando descobriu que seria pai pela primeira vez, o arquiteto resolveu aliar a criatividade ao sonho de criança. Projetou para o pequeno Nícolas, um quarto de astronauta, com um berço em forma de espaçonave, com design assinado por ele.
“Projetar o berço foi muito bom, pois coloquei nele todos os elementos que me agradam. Além disso, o modelo é exclusivo e simboliza parte da minha história”, afirmou. O móvel tem dimensões maiores que o padrão e no futuro pode ser transformado em uma cama para criança.
O berço curvo por todos os ângulos possui duas janelas de inspeção. Um gavetão foi colocado na base do móvel para otimização de espaço.
Com metragem de 12 metros quadrados, o quarto do bebê é uma referência ao mundo encantando do Buzz Lightyear, o astronauta da Disney. No espelho colocado na parede atrás do berço, foi aplicada a figura do personagem, criando assim um aspecto tridimensional e ampliando as dimensões do ambiente.
Na composição do quarto foi projetado ainda um painel com círculos luminosos em acrílicos coloridos, que têm a função de abajur nas laterais; e fazem referência aos planetas do sistema solar. O ponto alto é o teto, onde a fibra óptica distribuída em inúmeros pontos, troca de cor e faz uma alusão às estrelas. Ao centro, em uma abertura na forma circular, é possível visualizar uma figura da terra vista do espaço.
Os móveis são pintados em laca branca, com uma tinta especial que não é tóxica. Fazem parte do mobiliário, uma estante, uma escrivaninha e uma poltrona de amamentação. Detalhes de parede, almofadas, colcha, cortina e estofados levam tons de verde e azul.
“Tudo foi planejado para tornar o ambiente agradável, atrativo e cheio de estímulos para o bebê. Independente de preferência e decoração, o que todo pai deseja é ver o filho crescer esperto e feliz. Foi com esta idéia que trabalhei o tempo todo.”