Arquiteto propõe sustentabilidade no traço arquitetônico durante a Campinas Decor 2009

Aquiles Nícolas Kílaris projetou um ambiente que reproduz a natureza dentro de um espaço fechado

A sustentabilidade na arquitetura já é uma realidade e todos reconhecem a importância de um projeto que colabore com a preservação do meio ambiente. Porém, o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris vai além; e propõe a sustentabilidade nos traçados arquitetônicos e no design de interiores, recriando e reproduzindo dentro de um ambiente fechado o aconchego e a tranquilidade que encontramos na natureza. Este novo conceito poderá ser conferido durante a Campinas Decor 2009, realizada de 1º de maio a 14 de junho. A 14ª edição da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo acontecerá nas dependências do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no prédio Franz W. Dafert, tombado pelo Patrimônio Histórico.
O arquiteto e a designer de interiores Iara Kílaris assinam o ambiente Family Room, de 30 metros quadrados, localizado no pavimento térreo da mostra. O ambiente retrata a idéia de a família estar reunida à sombra de uma árvore. Para criar esta atmosfera, foi estilizada no teto uma grande folha. Nas paredes a cor verde e os quadros com plantas naturais substituem as telas pintadas por artistas plásticos.

“O desafio foi reproduzir dentro de um ambiente fechado, a sensação de estar descansando à sombra de uma árvore. A cor verde e o tom pastel usados nas paredes e móveis ajudam a compor a idéia de estarmos em um bosque ou floresta. O quadro na parede tem como obra de arte a própria natureza, que tem na moldura dos espelhos o reflexo de suas formas”, afirma Kílaris.

Em contraponto à natureza, o ambiente é rico em automação. Foi desenvolvido especialmente para ele um sistema com painel digital que comanda todo o espaço. Um painel móvel esconde a TV quando ela não está sendo usada.

Outra novidade é o projeto luminotécnico. Os móveis são iluminados em suas bases para passar uma sensação de leveza. A luz xenon será a vedete do ambiente e o espaço terá uma grande luminária tipo robô, que dará focos de luz em posição e direção pré-programadas. “Quremos mostrar que a tecnologia, a sustentabilidade e o conforto caminham juntos na arquitetura de interiores”, disse ele.
A preocupação com a sustentabilidade sempre fez parte do dia a dia de Kílaris, que está constantemente em busca de novos materiais, revestimentos e tecnologias que aproveitem os recursos naturais. Em seus projetos podemos encontrar madeira de demolição, fibra de côco como revestimento, MDF e laminado industrializado, tintas à base de água, pisos permeáveis, couro ecólogico, aquecimento solar e materiais recicláveis.
“A natureza é uma fonte de bem estar do homem. Porque não transportar suas formas para dentro dos projetos de uma maneira ainda mais concreta? Porque não reproduzi-la em sua forma original para aumentar a sensação de relaxamento e tranquilidade entre as quatro paredes de um ambiente? Pensando assim, resolvi ousar”, afirma ele.

Serviço

Campinas Decor 2009

Data: de 1º de maio a 14 de junho

Local: Instituto Agronômico de Campinas – Av. Barão de Itapura, 1.481, Botafogo, Campinas. Entrada pelo portão localizado na frente do prédio Franz W. Dafert.

Horário: de terça a sexta, das 14h às 22h;
sábado, domingo e feriados: das 12h30 às 22h;
A bilheteria fecha sempre às 21h.

Ingresso: R$ 22,00 (inteira) e R$ 16,00 (estudantes e idosos). Crianças até 12 anos não pagam.