O pé-direito na arquitetura

 

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris_Casa Europa

O pé-direito – termo que define a altura entre o piso e o teto – é um grande aliado nos projetos arquitetônicos. Ele pode ser um elemento transformador no resultado estético e funcional de uma casa no que diz respeito a amplitude, luminosidade e circulação de ar.

Tecnicamente, a altura do pé direito padrão varia de 2,5 metros a 2,8 metros. Entre 3 metros e 4,5 metros é considerado alto. A partir de 5 metros, leva o nome de duplo e quando a medida chega à marca de 8,4 metros é considerado triplo. O pé direito duplo ou triplo pode ser empregado tanto em casas como apartamentos e áreas comerciais.

Nos projetos assinados pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris é muito comum a utilização do pé direito duplo, como é o caso por exemplo, da Casa Europa (destaque na foto). Ele possibilita a criação de grandes vãos livres na parte térrea e mezaninos na parte superior da residência. Estes vãos livres proporcionam a integração dos ambientes e aumentam a sensação de amplitude dos espaços, deixando-os belos e agradáveis.

http://www.arquitetoaquiles.com.br
http://www.youtube.com/Kilaris
http://www.instagram.com/Kilaris