Linhas futuristas

Arquiteto Aquiles Nicolas Kilaris- Casa Cor - Suite do menino futurista

Viajar no tempo e se aventurar em uma época muito além da que vivemos. Esta foi a proposta do arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris ao assinar o ambiente Suíte do Menino Futurista, na Casa Cor São Paulo 2009 (destaque na foto). A suíte teve como inspiração original o filho do profissional, bem como sua paixão pelo tema espacial, pois quando criança, Kílaris sonhava em ser astronauta.  O ambiente teve grande repercussão entre o público e  ilustrou a capa do livro da Mostra Casa Kids.

Por se tratar de uma mostra de arquitetura, o profissional realizou um “projeto conceitual” e aliou as linhas curvas e as formas orgânicas – estilo marcante de seu trabalho – às linhas futuristas. A tecnologia compõe o projeto, realizando a integração perfeita entre forma e função.

“Por se tratar de um ambiente destinado a um pré-adolescente inserido em uma sociedade onde tudo muda rapidamente e novas informações e descobertas chegam a todo instante, nada mais atual do que ousar nas linhas futuristas”, afirma Kílaris.

Segundo ele, o quarto que tem como função original acolher seu habitante para dormir e estudar, passa a ser também um retrato do futuro e cenário fértil para viver uma grande aventura. A cama foi projetada em formato de módulo espacial, pronta para levar a criança para um “giro no espaço”.

Ao mesmo tempo, esta cama é confortável para dormir e para ler, devido ao seu sistema de iluminação especialmente projetado. No teto, o destaque é para uma imagem da terra vista do espaço, simulando uma grande janela de inspeção. “Este recurso aumenta ainda mais a sensação de estarmos dentro de uma nave espacial”, disse o profissional.

Compondo ainda o ambiente, o profissional optou por uma decoração minimalista, nichos iluminados e carpete no chão, que aumentam a sensação de aconchego. O projeto luminotécnico é todo automatizado e usa luz xenon, criando vários cenários no ambiente, mudando as cores da iluminação de acordo com uma programação pré-determinada.

Kílaris também se preocupou em executar um projeto que contemplasse a sustentabilidade, privilegiando o uso de madeira ecológica (MDF) e tintas não tóxicas a base de água. A sustentabilidade também pode ser encontrada no traço arquitetônico, pois ele traz para dentro do ambiente, as formas da natureza que aumentam o bem-estar de quem vai usar o quarto.

www.arquitetoaquiles.com.br

www.youtube.com/Kilaris

www.instagram.com/Kilaris