A versatilidade do gesso na arquitetura

Arquiteto Aquiles Nicolas Kilaris- Casa Europa - Gesso

O uso do gesso nos projetos arquitetônicos está em alta. Os arquitetos lançam mão desse material em seus trabalhos na busca de formas mais leves e criativas. Para o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris o gesso é versátil, tem um custo altamente acessível e pode ser usado em várias situações.

Kílaris não abre mão do material em seus projetos. Conhecido por seu estilo que valoriza as linhas curvas e as formas arredondadas, ele encontra no gesso o parceiro ideal para transformar em realidade suas criações. O material também é um poderoso aliado para elaborar frisos na parede, sancas, rodatetos e forro. Um bom exemplo disso é a sanca da sala de jantar desenvolvida para o projeto da Casa Europa, assinada pelo profissional.

Seu uso em projetos luminotécnicos valoriza os ambientes, pois os forros rebaixados permitem que sejam embutidos pontos de luz e realizado o efeito da luz indireta. “Em alguns casos, criamos claraboias com vitrais, ou vidros jateados e usamos iluminação artificial para que o teto ganhe maior destaque”, afirma Kílaris.

Em projetos neoclássicos, o gesso pode criar colunatas gregas e romanas, conferindo assim um ar de sofisticação às residências. Nessa linha, ele pode ser usado também em objetos ornamentais, como estátuas e esculturas, por exemplo. Nos quartos, o gesso pode compor a cabeceira das camas, proporcionando um ambiente aconchegante e acolhedor.

www.arquitetoaquiles.com.br

www.youtube.com/Kilaris

www.instagram.com/Kilaris